RESENHA – LIVRO “A MÁGICA”

Capa do Livro
Capa do Livro

RESENHA OFICIAL

O mágico profissional Red se apaixona por Rosa, uma garota de personalidade muito forte. Quando ela morre, vítima de uma queda de um trem, em um dia e lugar onde não deveria estar, deixa sem resposta uma série de perguntas. A chegada de um misterioso pacote pelo correio lança Red na busca perigosa da solução do enigma da morte e do passado de Rosa.

-x-

SOBRE O LIVRO

Confesso que tive dificuldades em sintetizar a história, pois foi um livro que me trouxe sentimentos ambíguos. De um lado uma história de suspense com uma premissa comum; de outro uma história bem conduzido, em que cada pedaço do quebra-cabeças é revelado na hora certa. De um lado um livro cheio de palavrões e cenas de sexo gratuitas; de outro lado, uma história noir, crua, real, verdadeira, como verdadeiro é o mundo que nos cerca. E, unindo tudo isso, o universo dos truques de mágica e de como o engano funciona.

É um livro pesado, forte, que demorei tempos para ler e tive que alterná-lo com outros mais “leves”. A maior dificuldade em meu ver foi o forte conteúdo sexual do livro. Não que eu seja um purista e a história, de certa forma, pedia por isso (sem spoilers), mas creio que autor teria conseguido chegar ao mesmo resultado com muito menos palavrões e referências sexuais. O conteúdo impróprio muitas vezes apareceu no livro de forma gratuita e desnecessária.

Mas isso não tira o mérito da história. No começo tive dificuldades em avançar na história. Na verdade comecei a ler o livro em setembro e li, aproximadamente 1/3 do livro em 20 dias e larguei-o por outro mais leve. Voltei ao livro em outubro, li mais 1/3 em outros 20 dias (até aqui a história pouco tinha avançado, embora – méritos do autor – ainda se mostrasse interessante) até que a minha paciência com o livro se esgotou. Fui para outros livros.

Semana passada decidi retomar o livro. Continuei exatamente de onde havia parado e, embora, tivesse algumas dificuldades com os nomes de alguns personagens, no geral, consegui retomar a leitura. E o terço final do livro foi muito bom. O li de uma só vez, praticamente. E a história é sincera, o final coerente. No geral, um bom livro.

Não posso dizer que me arrependi de haver lido o livro, embora, admito, não sei se o tornarei a ler algum dia.

-x-

IMPRESSÃO COMO MÁGICO

Como escrevi ali em cima, a mágica e a natureza do truque – ou do engano, se preferir – permeiam o livro (juntamente com a questão sexual, é bom lembrar). E nesse ponto, ao menos para mim, o livro tem um grande valor. Cada capítulo é metaforicamente comparado a um truque de mágica e o efeito que ele causa no espectador é comparado ao efeito que o mistério sobre a morte de Rosa causa em Red.

Ainda, ele divaga filosoficamente sobre o engano, e nisso o autor acerta. Num dos capítulos ele divaga sobre a mágica ser uma manifestação do modernismo e não do pós-modernismo, por exemplo. Toda essa teoria e descrições de efeitos de palco clássicos convergem para o mistério do livro e foi isso, ao meu ver, que contra-balançou o excessivo teor sexual do livro.

Aliás, as descrições dos efeitos são outro show à parte. Inúmeros efeitos são descritos ao longo do livro, todos eles regiamente pesquisados em livros clássicos como “Our Magic” de Nevil Maskelyne & David Devant. E, como o livro também versa sobre a teoria do engano, autores como Paul Ekman (o estudioso que inspirou o personagem Cal Lightman da série “Lie to Me“) também foram pesquisados. E isso, sem duvida, acrescenta ao livro.

Em suma, se você é mágico, e não se importa com sexo barato, palavrões e cigarros (o protagonista fuma tanto no livro, que quase sentia o cheiro da nicotina), o livro traz boas lições de mágica e engano que podem ser aproveitadas. Se você for um purista, melhor aprender as lições diretamente com o Dr. Paul Ekman e com David Devant e Nevil Maskelyne.

E uma última nota sobre o livro, o título original em inglês faz mais sentido😉

-x-

FICHA TÉCNICA

Título: A Mágica (“The Houdini Girl“)

Autor: Martyn Bedford

Editora: Record

Ano: 2002

Páginas: 396

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s