THOMAS DENTON: UM CONTROVERSO

Thomas Denton era uma pessoa controversa. Sua fama não se deve à mágica; mas sim aos mágicos com os quais trabalhou. Por isso, para conhecer Thomas Denton, é preciso falar primeiro destes outros personagens.

-x-

1. “O ILUSIONISTA DESMASCARADO”

Final do século XVIII. Dois mágicos estão em forte discórdia. De um lado o mágico italiano Pinetti. Do outro um advogado e mágico entusiasta, o francês Henri Decremps. Num golpe baixo e cruel, Decremps publica o livro “La Magie Blanche Devoilée“, algo como “A Magia Branca ao Descoberto”, onde expôs todos os segredos das mágicas de Pinetti.

A esta briga voltaremos em um post futuro. Importa-nos aqui saber que o livro teve um êxito surpreendente. tanto que foi traduzido para vários idiomas. A versão inglesa do livro chamou-se “The Conjurer Unmasked” (O Conjurador Desmascarado), e foi editada e publicada por nosso amigo Thomas Denton.

Thomas foi o tradutor e editor do livro, e ainda escreveu no prefácio do livro que esta edição vinha com vários anexos e comentários de sua autoria e de algumas outras pessoas.

Prefácio do livro "The Conjurer Unmasked" por Thomas Denton
Prefácio do livro “The Conjurer Unmasked” por Thomas Denton (Clique na imagem para ampliá-la)

Thomas publicou as edições de 1785, 1788 e 1790 desta obra, a qual podia ser adquirida na livraria do próprio Thomas.

-x-

2. O LEITO CELESTIAL

Outros personagens “intrigantes” do século XVIII se valeram dos serviços de Thomas Denton.

Gustavus Katterfelto era um conhecido cientista e ocultista, o qual, se denominava “Doutor”. Além disso, andava sempre estava acompanhado por um gato negro. Alguns historiadores classificam Gustavus como um charlatão. Outros o reconhecem como um cientista excêntrico.

Fosse o que fosse, o fato é que Gustavus tinha um rival a altura. Um escocês que também se denominava “Doutor” chamado James Graham, este sim um vigarista de primeira linha.

Dr. Graham era um misto de médico, sexólogo, terapeuta e showman. Seus muito “artifícios” incluiam “O Templo da Saúde”, uma antiga mansão repleta de aparatos elétricos e magnéticos, cujos pacientes eram tratados com musicoterapia, eletrochoques, correntes magnéticas e um sem número de outros aparatos.

Dr. James Graham em uma de suas “apresentações” (Clique na imagem para ampliá-la)

Mas o mais curioso era o “Templo de Himen” e o famoso “Leito Celestial”, um aparato destinado a todos os casais que não podiam conceber filhos.

O Dr. escocês assegurava aos seus pacientes que ao deitarem-se na leito e cumprirem com as obrigações do casamento, ao fim de 9 meses conceberiam o bendito herdeiro. E mais, prometia-lhes que a criança nasceria perfeita.

Obviamente um serviço desses não saia de graça. A cada noite em que um casal quisesse usar o Leito Celestial, deveriam desembolsar 100 libras (lembre-se que no século 18 este valor era uma equena fortuna).

O leito em si era uma mobília fantástica. Toda ela trabalhada na madeira e composta por decalques dourados e toda a sorte de ornamentos imagináveis. O Leito era suspendido por 28 pilares de cristal e possuia cortinas de seda em tom carmesin e bordas luxuosamente adornadas. Uma verdadeira obra de arte. Seu custo estimado era de 12.000 libras.

E quem construiu este leito? Thomas Denton. Foi ele quem desenhou e construiu este aparato fantástico e “mágico”.

Esquema de funcionamento do “Leito Celestial” (Clique na imagem para ampliá-la)

-x-

3. OS AUTÔMATOS DE DENTON

Como visto, Thomas Denton, além de livreiro era um exímio artesão. Na verdade, sua habilidade no trabalho com metal, talvez seja sua habilidade mais proeminente, e, ironicamente, foi o que levou-lhe à forca. Mas primeiro os seus bonecos.

Thomas construia atômatos, bonecos capazes de se movimentarem sozinhos. Entre eles um boneco que falava e outro capaz de escrever. Seu primeiro boneco, dizem, nasceu enquanto Denton observava uma figura similar em 1783, criada por um artista de rua, que vendia o segredo do autômato ao preço de 50 guineas (aproximadamente 52 libras e 10 xelins).  Não se sabe se Denton comprou ou não este segredo. E certo é que construiu uma cópia do autômato, o qual utilizou em seu próprio proveito.

A descrição de venda dos autômatos informava que o boneco falante media cerca de 50 cm de altura, que podiam ser feitas perguntas em quaisquer idioma e, além disso, era possível falar com o boneco por sussurros que este responderia.

Para evitar que o público pensasse haver alguma forma de comunicação entre o autômato e o provável operador, o boneco vinha amarrado por cordas as quais podiam ser examinadas. E mais, oferecia-se o autômato a quem quisesse segurá-lo com suas próprias mãos.

Denton e seus autômatos (Clique na imagem para ampliá-la)

-x-

4. OUTRAS ATIVIDADES LUCRATIVAS E A MORTE

Sendo um exímio artesão de metais, Denton acabou tendo outros ofícios. Sabia operar o pantógrafo além de haver se especializado em talhagem de metal para carruagens.

Por seu ofício, Denton acabou conhecendo pessoas dedicadas a atividades “não santas” com metais, mais exatamente a falsificação de dinheiro. Denton logo tornara-se um cunhador “não-oficial” de moedas.

Sua ousadia, e por que não, sua soberba, o levaram a crer que seria capaz de conseguir uma imitação perfeita das moedas reais, e que ninguém seria capaz de distinguir suas falsificações.

Mas algo saiu muito errado, pois Denton foi descoberto e com ele suas ferramentas utilizadas na fabricação das moedas falsas. Sua pena foi dura. Foi condenado à forca. Suas habilidades e contatos, não o puderam livrar de seu terrível fim.

Foi enforcado em frente a prisão de Newgate em 1º de julho de 1789. Como último pedido, requereu papel e caneta, e escreveu a seguinte carta:

Caros Papai e Mamãe:

Quando vocês receberem esta carta eu terei partido para o lugar de onde nenhum viajante volta. Não culpem minha esposa, a melhor das mães e melhor das mulheres; e se alguma mulher foi ao céu, ela irá. Se eu tivesse seguido seu conselho, não estaria nesta situação. Deus abençoe meu pobre Dick [seu filho]. O sino está soando. Adieu!

-x-

FONTES

http://www.exclassics.com/newgate/ng367.htm

http://www.geniimagazine.com/forums/ubbthreads.php/topics/201669/The_Conjurer_Unmasked

http://historiaycuriosidadesdelilusionismo.blogspot.com/2010/01/el-habilidoso-thomas-denton-un.html

http://www.dailymail.co.uk/femail/article-1058583/Doctor-love-A-new-book-tells-tale-Dr-James-Graham-sex-clinic-scandalised-18th-century-society.html

http://en.wikipedia.org/wiki/James_Graham_(sexologist)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s