PEQUENO “INDEX LIBRORUM” DA MÁGICA

Segue aqui uma breve lista de alguns dos principais livros já escritos sobre mágica.

Cabe aqui ressaltar que esta lista foi elaborada de acordo com a importância histórica/técnica do livro, não sendo levado em conta gostos pessoais ou mesmo a questão didática dos livros.

Segue a lista:

MÁGICA NATURAL (Natural Magick)

Título Original: Magia Natvralis Libri Vigintiin Quibus Scientiarum Naturalium

Autor: Giovanni Battista della Porta (1535-1615)

Ano de Publicação: 1558

Sobre o Livro: Escrito originalmente em quatro volumes, foi mais tarde expandido para vinte livros, combinados em um único volume. Contém informações sobre as áreas da geologia, ótica, medicina, venenos, culinária, imãs e magnetismo, fogos, pólvora, escrita invisível e criptografia, engenharia e muitas outras áreas.. Foi também a primeira obra a reconhecer os benefícios para a saúde dos raios solares.

Esta obra  aborda principalmente as áreas de ciências naturais e tem uma completa sistematização das áreas do conhecimento, porém algumas seções estão mais próximas da mágica do que da ciência. Esta obra já foi chamada de: “o mais prazeroso e completo dos livros científicos”.

UM BREVE E AGRADÁVEL TRATADO

Título Original:A Brief and Pleasant Treatise

Subtítulo: “Entitulado Conclusões Naturais e Artificiais”

Autor: Thomas Hill

Ano de Publicação: 1581

Sobre o Livro: Pouco se sabe sobre o autor. O fato relevante é que este foi o primeiro livro escrito na língua inglesa a incluir truques mágicos.

A DESCOBERTA DA BRUXARIA

Título Original:The Discoverie of Witchcraft

Subtítulo: “Provando que os pactos e contratos das brxas com o diabos e demais espíritos infernais ou familiares, não passam de novos engodos e conceitos imaginários”.

Autor: Reginald Scot

Ano da Publicação: 1584

Sobre o Livro: Reginald Scot era um juíz de paz do condado de Kent na Inglaterra. Seu livro foi uma exposição dos segredos da bruxaria medieval, que naqueles dias assolava a Europa, Escócia e começa a aparecer na Inglaterra. Escrito em linguagem Elizabethiana, está cheio de expressões arcaicas e em desuso (linguagem shakespeareana [grifo meu]).

Uma pequena parte do livro foi dedicada à apresentação da mágica e foi fortemente plagiada. Este trecho constitui uma parte substancial (algumas vezes, quase total) dos textos ingleses dedicados à mágica, nos séculos XVII e XVIII.

Em paralelo ao bem pesquisado assunto da prática da bruxaria, o livro também aborda assuntos ligados à astrologia, alquimia e divindades. E, paradoxalmente, apresenta evidencias lógicas contra a existência de bruxas.

As seções sobre mágica, discutem sobre vários capítulos discutindo as similaridades entre as declarações dos mágicos dos Faraós, falsos profetas e as “bruxas” da época, e como todos eles se valiam de suas habilidades manuais (presdigitação) para convencer as pessoas de seus poderes.

Scot recebeua ajuda em muitas seções sobre truques do mágico francês Jean Cautares. A seção dedicada aos truques contém muitos efeitos vistos até hoje, mas incluem muito pouco dos atuais métodos. Scot enfatiza que considera a mágica um avanço da sociedade e não obra do demônio.

A primeira edição deste livro é considerado o mais raro e talvez o amis caro de todos os livros sobre mágica já escritos.

A ARTE DA MANIPULAÇÃO OU PRESDIGITAÇÃO

Título Original: The Art of Juggling or Legerdemain

Autor: Samuel Rand

Ano de Publicação: 1612

Sobre o Livro: “A Arte da Manipulação ou Presdigitação” na verdado foi um livreto com 47 páginas que continha mágica com cartas, moedas, facas e outros objetos. O panfleto também inclui um pacote de mágicas com cartas especialmente fabricadas. Muitos dos efietos foram retirados diretamente do livro de Reginald Scot, com duas notáveis exceções: Uma rotina com três bolas e um antigo uso de cartas especiais para o efeito “de reis a ases; de ases a branco”.

Duas curiosidades sobre esta obra: A primeira é o fato de existirem somente quatro cópias da primeira edição deste livreto em todo o mundo;  a segunda é que a introdução está assinada por “Sa. Rid.” que acredita-se ser simplesmente uma falha de impressão de “Rnd”, a abreviação do sobrenome do autor.

OS SEGREDOS DA PRESTIDIGITAÇÃO E DA MAGIA

Título Original:Les Secrets de la Prestidigitation et de la Magie

Autor: Jean-Eugène Robert-Houdin

Ano de Publicação: 1868

Sobre o Livro: O livro mostrou diversas técnicas criadas por Houdin, incluindo o uso do “servante“, uma superfície, que fica atrás da mesa de apresentação do mágico, ou qualquer outro lugar, desde que oculta ao público. O “servante” auxilia o mágico que pode pegar ou colocar ítens ali sem que o público veja o que está acontecendo.

EXPERT NA MESA DE CARTEADO

Título Original:Expert at the Card Table

Subtítulo: “Um tratado da ciência e da arte da manipulação de cartas”

Autor: S. W. Erdnase

Ano de Publicação: 1902

Sobre o Livro: O livro supõe-se haver ser escrito para trapaceiros, uma vez que está recheado de artíficios, como falsos embaralhamentos,  falsos cortes, falsas entregas, empalmes, e demais ruques. No entanto possui uma seção destinada a truques de mágica. Este livro é considerado até hoje como um dos mais importantes e influentes livros de cartomagia já escritos.

Uma curiosidade a respeito desa obra coincide no fato de seu autor, Erdnase, permanecer ainda hoje uma incógnita. mas sobre isso trataremosem um outro post.

ESTRADA REAL PARA A MÁGICA COM CARTAS

Título Original:The Royal Road to Card Magic

Autores: Jean Hugard & Fred Braue

Ano de Publicação: 1949

Sobre o Livro: Este livro surgiu como um facilitador para o entendimento do livro “Expert Card Techique” (Técnicas de Cartas de Experts), escrito nove anos antes também por Hugard & Braue. Este livro ensina alguns dos  métodos utilizados pelos maiores cartomágicos da época: Charlie Miller, Dai Vernon, Theo Annemann, Bert Allerton, Tenkai, Gerald Kaufman, entre outros. Como era um livro que demandava grande habilidade e perícia técnica, Hugard & Braue decidiram escrever um novo livro, dessa vez ensinando os passos básicos para a cartomagia.

Até hoje “The Royal Road…” é considerada por muitos estudiosos como um dos melhores livros para quem está iniciando na cartomagia.

MÁGICA MODERNA COM MOEDAS

Título Original:Modern Coin Magic

Autor: J. B. Bobo

Ano de Publicação: 1952

Sobre o Livro: Um dos mais completos livros sobre manipulação de moedas, inclui métodos tradicionais e inovações modernas. O livro ensina desde pequenos truques, até a confecção atos completos. Em 1966 J. B. Bobo acrescentou mais quatro ca´´itulos ao livro e mudou o nome para “The New Modern Coin Magic” (A Nova Mágica Moderna com Moedas).

Uma curiosidade sobre o sobrenome do autor. O bisavô de J. B. se chamava Jean Beaubeaux. Quando igrou da França para os EUA foi solicitado que mudasse seu nome para “Bobo” que é a fonética do nome original em francês.

TREZE PASSOS PARA O MENTALISMO

Título Original:Thirteen Steps to Mentalism

Autor: Tony Corinda

Ano de Publicação: 1968

Sobre o Livro: Originalmente o livro foi publicado em treze livretos separados, cada um tratando d eum aspecto diferente do mentalismo ou de uma arte análoga. Os livretos foram publicados nos seguintes anos:01-05 (1958) ; 06-11 (1959) ; 12-13 (1960).

Em 1968, Harry Clarke decidiu juntar os treze livretos sob uma mesma capa.

Existem ainda alguns outros livros de menor importância, mas que serão discutidos em um outro tópico. Qualquer informação adicional, ou correção, pode deixar escrito nos comentários que será acrescentado ou corrigido.

Abraços!

REFERÊNCIAS:

MagicPedia
http://geniimagazine.com/wiki/index.php/Main_Page

Schonenberg center for Eletronic Text & Images
http://sceti.library.upenn.edu

Via Libri
http://www.vialibri.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s