UMA BREVE LINHA DO TEMPO DA MÁGICA

HISTÓRIA ANTIGA

2.700 A.C.: A primeira performance de um efeito de conjuração, o famoso covilhetes (“cups and balls”), executado pelo mágico Dedi no Antigo Egito. Dedi também executava outros efeitos como decapitar a cabeça de um pássaro e recolocá-la de volta ressuscitando o pássaro.  Esse fato é contestado, já que não há nenhuma referência a Dedi, especificamente nos “Papiros de Westcar“, para indicar que ele executasse a mágica dos covilhetes a qualquer um. O famoso desenho de dois homens executando esta rotina, na tumba de Beni Hasan, é visto pela maioria dos “experts” como o desenho de padeiros fazendo pão assado.

(NOTA: Como não nenhuma indicação de Dedi executando os Covilhetes, e os hieroglifos de Beni Hasan  não são considerados uma representação deste efeito, não há nenhuma evidência que garanta a existência da mágica Covilhetes neste período de tempo.)

50-300 D.C.: Os “acetebularii” executavam a rotina dos covilhetes usando pedras e pequenos copos utilizados para guardar vinagre (em latim “acetebulum“, cuja a raíz é a mesma de aceto [grifo meu]). Assim, “acetebularii” era um grupo de mágicos especialidos no jogo dos covilhetes.

400-1.000: A Idade das Trevas. Pouco é sabido sobre a história da mágica, mas muito dela estava associada ao oculto e a magia como entretenimento não era proeminente.

1.000-1.500: Na Idade Média, muito da mágica ainda era associada ao oculto e à bruxaria. O crescente comércio das cidades fomentou o surgimento de artistas de rua e de pequenos circos que viviam de velhos clássicos, como os covilhetes, e certamente de ideias mais modernas como trocas rápidas de pequenos objetos e modeas através da presdigitação.

SÉCULO XVI

1.558: É escrito o livro “Natural Magick”  ou “Magia Natvralis Libri Viginti“, tratando basicamente das “ciências naturias”.

1.581:A Brief and Pleasant Treatise” (algo como: “Um Breve e Agradável Tratado” [grifo meu]),  um antigo livro em inglês, e o primeiro a incluir a mágica.

1.584:The Discovery of Witchcraft” (“A Descoberta da Bruxaria” [grifo meu]) de autoria de Reginald Scot. Este livro foi escrito, em parte, para conter a atividade dos inquisidores, mas ao mesmo tempo revelou muitos dos segredos dos conjuradores daqueles dias, quando bruxaria e mágica ainda estavam ligados.

1.599: Reginald Scot morre.

SÉCULO XVII

1.612: É publicado o livro “The Art of Juggling or Legerdemain” (A Arte da Manipulação ou Presdigitação)¹.

1.631: Um dos mais antigos documentos do truque “Pegar a Bala”, aparece no livro: “God’s Judgements” (Julgamentos de Deus), escrito pelo Rev. Thomas Beard.

1.633: Morre Tabarin. Ele era conhecido por executar a chapeugrafia.¹ ²

1.638: Claude-Gaspar Bachet,  um matemático francês que criou as bases para quase todos os livros de jogos e passatempos matemáticos, vem a falecer.

SÉCULO XIX

1.805: Ano do nascimento de Jean Eugene Robert-Houdin (falecido em 1.871). O pai da Mágica Moderna, trouxe a mágica dos circus e das ruas para novos ambientes: os elegantes palcos e as salas de estar.

1.868: Robert-Houdin publica “Les Secrets de La Prestidigitación et de la Magie” (Os Segredos da Prestidigitação e da Magia), traduzido em 1.878 para o inglês pelo Prof° Hoffmann com o título: “The Secrets of  Conjuring and Magic“.

1.874: Ano do nascimento de Harry Houdini (falecido em 1.926), também conhecido como o rei das cartas e rei das algemas. Seu nome verdadeiro era Erich Weiss e alcançou a fama como escapista.

1.876: A primeira publicação de mágica moderna. Escrito pelo Profº Hoffmann (1.839-1.919, nome verdadeiro Angelo John Lewis), foi o trabalho definitivo sobre o estado da arte naquele tempo.

1.894: Ano de nascimento de Dai Vernon (falecido em 1.992). Ficou conhecido como “O Homem que Enganou Houdini”. Nascido David Frederick Wingfield Verner em Ottawa, (no Canadá). Foi o mais influente mágico do século XX.

SÉCULO XX

1.902: Publicado o livro “Expert at the Card Table” (Expert na Mesa de Carteado) pela Charles T. Powner Co. Foi escrito por S.W. Erdnase. É considerado pelos cartomágicos como um dos mais importantes livros já escritos.³

1.905: A “British Magical Society” (Sociedade Mágica Britânica)  é fundada em Londres, no Reino Unido; é a mais antiga sociedade mágica em funcionamento na Europa.  Seu primeiro presidente foi David Devant. Em junho de 2009, passou a se chamar “The Magic Circle” (O Círculo Mágico). esta organização de muito prestígio atua como uma união de troca entre mágicos e tem regras severas sobre a exposição de segredos. (…)

1.921: P. T. Selbit executa a primeira apresentação de “Serrada ao meio” . Esta mágica que é hoje sinônimo de arte mágica.

(…)

1.936: Genii, a primeira publicação da maior revista independente para mágicos.  A Genii tem sido parte integrante da fraternidade mágica. Fundada por William Larsen, Genii tem ajudado a moldar o crescimento do mundo da mágico por mais de sete décadas.

1.949: Primeira edição de “Royal Road to Card Magic” (Estrada Real para a Mágica com Cartas), escrita por Jean Hugard e Fred Braue, é até hoje um importante primeiro-texto para os cartomágicos modernos.

1.952: Primeira edição de “Modern Coin Magic” (Magica Moderna com Moedas), escrito por J. B. Bobo, considerada por laguns como a Bíblia da mágica com moedas. Muitos outros trabalhos ainda usam este como referência.

1.956: David Copperfield nasce em 16 de setembro, como David Seth Kotkin

1.963:The Magic Castle” é inagaurado por Milt Larsen em Hollywood, EUA, ao transformar uma mansão vitoriana de 1.908 em um centro de excelência mágica. Muitos mágicos de ponta se apresentaram lá. Dai Vernon foi mágico residente nos seus pultimos anos de vida.

1.968: O livro “13 Steps to Mentalism” (13 Passos para o Mentalismo) de Tony Corinda é publicado, e é ainda um dos mais famosos livros sobre mentalismo.

1.974: O musical  “The Magic Show” (O Show Mágico) estrelando Doug Henning, estreia na Broadway e leva a mágica à uma nova “Era Dourada”.

1.994: Surge a primeira loja de mágicas on-line, seguido dos primeiros grupos de discussão e de boletins eletrônicos. Sites de imagens e de informações logo surgem, mudando o modo como a mágica é ensinada e distribuída.

1.997: O Mágico Mascarado, Val Valentino, provoca grande controvérsia por expor segredos mágicos em um grande especial da FOX TV. Nesse mesmo ano, David Blane traz a “Street Magic” (mágica de rua) para os EUA.

1.998:World of Illusion” (Mundo da Ilusão) no Madison Square Garden, lança a carreira de Criss Angel, seguido de “Criss Angel Mindfreak” que ficou no ar até 2.003

(…)

Fonte: http://geniimagazine.com/wiki/index.php/Timeline_of_Magic

Traduzido e adaptado por Leonardo Glass.

¹ Algumas palavras são intraduzíveis, ou perdem completamente o sentido. Nesse caso, optou-se ou por manter o termo original, ou traduzir por algo de mesmo sentido, ainda que, literalmente, seja errado.

² Chapeugrafia é a arte de  criar diferentes tipos de chapúes apenas usando um pedaço de pano. Diz-se ser possível criar mais de 20 tipos diferentes de chapeus.

³ Até hoje não se sabe a identidade real de S.W. Erdnase. Tratarei disso em algum post futuro.

No próximo post abordarei e detalherei sobre os livros abordados nesse texto.

2 comentários sobre “UMA BREVE LINHA DO TEMPO DA MÁGICA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s